Saúde e Assistência Social

Outubro de 1980. Doação de recursos para auxílio às obras de cobertura do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Araxá. Flagrante – O Sr. Edgard Martins Maneira quando assinava o recibo correspondente, na presença do Pref. Aracely.
Programa Municipal de Abastecimento – PROMUAB, bairro Santa Rita (área adjacente ao SENAI/SESI). Flagrante de uma visita.
Programa Municipal de Abastecimento – PROMUAB, bairro Santa Rita (área adjacente ao SENAI/SESI).
Programa Municipal de Abastecimento – PROMUAB, bairro Santa Rita (área adjacente ao SENAI/SESI).
Março de 1982. Campanha – “Ponha o lixo em seu lugar. Mantenha limpa nossa Araxá”.
29/03/1978. Inauguração da Agência Regional do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG (Rua Pres. Olegário Maciel- Araxá). Descerramento da placa pelo Pref. Aracely.
Semana Florestal. Placa alusiva ao acontecimento.
Março de 1982. Campanha – “Ponha o lixo em seu lugar. Mantenha limpa nossa Araxá”. Aspecto do desfile quando subia na Av. Antônio Carlos.
1986. Semana Florestal. Na Av. Prefeito Aracely de Paula – Araxá. Plantio histórico de uma árvore – Ipê Rosa, pelo Pref. Aracely, na presença de autoridades e convidados.
Setembro de 1981. Semana Florestal. Horto Florestal (junto à Estação de Tratamento da COPASA/MG). Um flagrante do local, com a presença do Pref. Aracely, dos dirigentes da COPASA e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e de outras autoridades e convidados.
1982. Vista aérea parcial da obra de canalização de córrego.
28/01/1977. Inauguração da Unidade Ambulatorial – Dr. Gil Montandon. Apresentação da Corporação Musical.
Julho de 1978. Assistência Odontológica. Visita do Governador/MG, Aureliano Chaves às instalações do Gabinete Dentário da Prefeitura.
Atendimento odontológico – Prefeitura de Araxá
Atendimento médico – Prefeitura de Araxá.
1982. Trailler/ambulância – Unidade Médico-Odontológica.
1982. Trailler/ambulância – Unidade Médico-Odontológica.
Posto de Saúde Cruzinha Santos, no bairro São Pedro.

 

“Quando nós entregamos à população, principalmente da zona rural e à população carente, uma Unidade Móvel, com assistência direta, médica e odontológica, essa é pioneira porque o dentista e o médico vão com a Unidade Móvel até o paciente, próximo a sua residência ou ao local de trabalho”.(Aracely de Paula, 30/04/1982 – Entrevista, Rádio Imbiara/ Programa Araxá Hoje).

As políticas públicas referentes à saúde e à assistência social cumprem o seu papel quando efetivam ações de prevenção a doenças e à recuperação da saúde, com ampla proteção à família e seus membros.

Nesse sentido, nos períodos 1975/1982 e 1986/1988, o ser humano foi a grande meta da Administração Municipal de Araxá, que desde o início da 1ª gestão, priorizou a periferia urbana, com o desenvolvimento de ações e programas voltados para a saúde e o bem estar dos moradores.

Paralelamente à execução dos serviços de saneamento básico com implantação de rede de esgoto e de águas pluviais, deu novo ordenamento a determinadas ruas como a Guarani (no bairro Santo Antônio), construiu e reconstruiu moradias, asfaltou vias públicas, dotando-as de meio fios e passeios e redimensionou as associações de moradores de bairros.

Em convênio com a CODEURB – MG, construiu na Rua Calimério Guimarães, a Unidade Ambulatorial Dr. Gil Montandon (antigo Posto de Saúde), inaugurada no dia 28 de janeiro de 1977, na presença do Secretário de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais, Dário Faria Tavares.

Instalou, na rua presidente Olegário Maciel, a Agência Regional do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), a qual foi entregue à comunidade no dia 29 de março de 1978, na presença do presidente desse Instituto, Fernando Megre Velloso.

Garantiu a oferta de assistência odontológica aos servidores municipais e as suas famílias, com a aquisição de um Gabinete Dentário instalado na Prefeitura, o qual foi inaugurado no Dia do Trabalhador, 01 de maio de 1978; e apresentado ao Governador Aureliano Chaves em julho do mesmo ano.

Nesta mesma data, repassou ao Sindicato dos Motoristas, o montante de 250 mil cruzeiros, destinado à aquisição de um gabinete dentário, para atendimento aos sindicalizados e suas famílias.

Estendeu esse benefício a outra parcela da população, instalando mais dois gabinetes dentários: um na Escola Municipal Lóren Rios Feres e outro no Centro Social Urbano (C.S.U).

Em 1980 e 1981, a Prefeitura repassou recursos ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Araxá, para conclusão das obras do Centro Cirúrgico.

No ano de 1982, adquiriu e equipou um trailler/ambulância (Unidade Médico – Odontológica), levando assistência aos moradores do campo e aos bairros da cidade, com prestação de serviços de profissionais contratados pela Prefeitura.

Criou o Programa Municipal de Abastecimento (PROMUAB) e o instalou numa área de dez hectares, com a assistência técnica de profissionais da EMATER e sob a coordenação de uma Comissão Municipal de Abastecimento criada em meados de 1980. O PROMUAB promoveu o plantio, o cultivo e a distribuição de produtos hortifrutigranjeiros, abastecendo entidades filantrópicas, caixas escolares e ainda beneficiou famílias de operários municipais.

Através de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais, implantou uma farmácia, com fornecimento gratuito de medicamentos à população de baixa renda.

Ampliou postos de saúde e construiu outros, inclusive na zona rural, com a prestação de serviços de profissionais na Unidade Móvel e nos bairros. Dentre eles, o posto de Saúde Cruzinha Santos (no bairro São Pedro) e outros postos no Santo Antônio, São Geraldo e Barreiro.

Oportunizou a expedição de guias para consultas com profissionais especializados em diversas áreas da saúde.

Promoveu ações para o controle de endemias e garantiu transporte de pacientes para outros centros.

Protegeu a saúde da mulher, garantindo serviços de pré-natal, de orientação e prevenção ao câncer de mama, dentre outros como o de planejamento familiar.

Em fevereiro de 1987, implantou um programa de distribuição de alimentos para gestantes, nutrizes e crianças de até três anos de idade.

Implantou hortas comunitárias e suplementou a alimentação de escolares, de instituições de filantropia e de pessoas de baixa renda, com a distribuição de hortifrutigranjeiros e com o fornecimento de leite.

Em março de 1986, inaugurou a Cantina Municipal para suplementar a alimentação dos servidores.

Visando à formação de um banco de dados para absorção de profissionais pelo mercado de trabalho, implantou o Serviço Municipal de Emprego (SEMEC), em 20 de outubro de 1987.

Em parceria com o Horto Florestal, a COPASA-MG e outros órgãos, desenvolveu campanhas educativas focadas no cuidado com o meio ambiente, com ampla participação de escolares, servidores públicos e outras instituições, tais como as Semanas Florestais e a campanha – “O verde é nosso”, lançada em 22 de fevereiro de 1979, a qual promoveu a arborização da cidade e o ajardinamento de praças e avenidas.

Em março de 1982, através de um grande desfile pelas principais ruas da cidade, a Administração fez o lançamento oficial da Campanha – “Ponha o lixo em seu lugar. Mantenha limpa nossa Araxá”. Na ocasião, os servidores uniformizados, apresentaram os equipamentos adquiridos para os serviços de limpeza pública, com coletores de lixo já afixados.

Construiu centros comunitários nos bairros Bom Jesus e Orozino Teixeira, dotando-os de espaços para a prática de atividades esportivas, de recreação e lazer, abertos à participação social e comunitária.

Para atendimento aos moradores do bairro Alvorada e adjacências, construiu nos anos 1977/1978, o Centro Social Urbano.

Essa obra foi inaugurada em 24 de janeiro de 1979, na presença do Governador/MG, Levindo Ozanam Coelho; do futuro vice-presidente da República, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça e do futuro governador de Minas, Francelino Pereira dos Santos.

No entanto, saúde pública é antes de tudo prevenção. Por isso, a maior obra da Administração Municipal daquela época, no setor de saúde, foi a implantação da Avenida Sanitária e do Contorno – projetada para o saneamento global da cidade, com a canalização dos córregos e a ampliação da rede de esgoto sanitário e de captação de águas pluviais – saneando locais que no passado, se constituíam em foco de proliferação de doenças endêmicas.




Fotos: Arquivo pessoal do Dep. Aracely de Paula.
| Mais