Desenvolvimento Econômico

04/03/1978.Inauguração da Agência Bancária do Banco do Estado de Minas Gerais - BEMGE, na confluência da Praça Governador Valadares com a rua Presidente Olegário Maciel, Araxá/MG. Prefeito Aracely quando cumprimentava o gerente da Agência, James Ferreira Gomes Júnior.
14/08/1982 - 1ª Feira Livre – Araxá/MG. Rua São Luiz (trecho compreendido entre a Av. Getúlio Vargas e a Rua São Vicente. Aspecto: Presença do público e autoridades, no dia da inauguração.
06/03/1979 - Criação do Distrito Industrial – DI de Araxá. Flagrante do ato de criação do DI de Araxá, em BH. Presenças: Secretário de Estado de Indústria e Comércio/MG, Márcio Manoel Garcia Vilela; Presidente do CDI/MG, Sylviano Cançado de Azevedo; Pref. Aracely; Dep. Carlos Lemos; Presidente FIEPHA/MG, Prof. José Geraldo de Faria e outras autoridades.
1972 - Colaboração no processo de implantação de uma Unidade do Serviço Social do Comércio – SESC, em Araxá. Aprovação do Projeto em 21/10/1979, em reunião , com destaque para as presenças: Pref. Aracely; pelo SESC – Arquiteto Pedro Valente da Cunha (que apresentou detalhes sobre a obra) e o advogado Dr. José Hamilton; o Superintendente da CBMM, Octaviano de Souza Paraíso Filho; assessores municipais e vereadores.
17/04/1980. Criação do Distrito Industrial – DI de Araxá. Pref. Aracely no momento em que assinava a escritura de doação do terreno. Ao seu lado, o Presidente da Câmara, Jairo do Espírito Santo Brito e o Secretário de Estado da Indústria e Comércio/MG, José Romualdo Cançado Bahia.
Julho de 1982. Distrito Industrial de Araxá (DI). Início das obras de construção do DI – serviço de terraplanagem.
Ano 1981 – Araxá/MG. Obras da construção do Campus Universitário para abrigar a Fundação Cultural de Araxá – FCA, a FAFI de Araxá e a Escola Minas de Araxá – EMINAS, destinada à formação de técnicos de 2º grau.
Julho de 1982 - Araxá/MG. Na Prefeitura, reunião realizada pelo Pref. Aracely com representantes de entidades de classe e sindicatos; com participação de vereadores e convidados, quando foram doados lotes às instituições e recursos para apoio à construção de suas sedes.
1986 - II Encontro das Primeiras Damas de Minas - Araxá/ Grande Hotel do Barreiro. No centro da Mesa, a 1ª dama de Araxá, quando fazia a Abertura do Encontro. Ao seu lado, o Pref. Aracely.
Igreja de São Sebastião
Julho de 1982 - Araxá/MG. Na Prefeitura, reunião realizada pelo Pref. Aracely com representantes de entidades de classe e sindicatos; com participação de vereadores e convidados, quando foram doados lotes às instituições e recursos para apoio à construção de suas sedes.
Julho de 1982 - Araxá/MG. Na Prefeitura, reunião realizada pelo Pref. Aracely com representantes de entidades de classe e sindicatos; com participação de vereadores e convidados, quando foram doados lotes às instituições e recursos para apoio à construção de suas sedes.
Implantação de um centro Integrado SENAI – SESI no Município de Araxá. Construção: 1981 a 1982 em Convênio – SENAI e SESI/MG, CBMM e PMA. Um flagrante de visitantes à obra, acompanhados pelo Pref. Aracely e representantes do Legislativo.
15 a 17/04/1982. XVI Convenção Anual dos Lions Clubes do Distrito L-13 – Araxá/Grande Hotel do Barreiro. Governador L.C - Fabio Vicente de Paiva Solenidade de abertura pelo Governador/MG, Francelino Pereira. Em destaque: Dep. Carlos José Lemos, Pref. Aracely, Governador do Lions.
Avenida Vereador João Sena - Araxá/MG.
Parque do Cristo - Araxá/MG.
24 a 27/05/1978. Concurso Miss Minas Gerais / 24ª edição. Promoção: Diário e Emissoras Associados/BH. Patrocínio: Prefeitura de Araxá e Hidrominas. Flagrante do desfile das candidatas ao título, em passarela montada no ginásio Dino Baroni, do Clube Araxá.
Museu Dona Beja - Araxá/MG.

 

“ O Distrito Industrial vai se implantar por etapas. O projeto vai se desenvolvendo de acordo com a demanda. Para essa finalidade, temos uma área superior a 1.5 milhão de m2, doada pela prefeitura.” (24/07/1982, Pref. Aracely de Paula. Entrevista Rádio Imbiara, Programa Araxá Hoje).

Além das grandes empresas mineradoras que sempre ocuparam papel de destaque na economia local, Araxá crescia em outros setores exigindo um rápido posicionamento da Administração Municipal.

Nesse sentido, o cuidado para o crescimento ordenado da cidade aliado ao seu desenvolvimento econômico e à empregabilidade das pessoas, justificaram várias ações implementadas pela Prefeitura. Dentre elas, ressaltam-se:

1. A criação, em 06 de março de 1979, do Distrito Industrial (DI) de Araxá, com a finalidade de ordenar o uso do solo urbano com a instalação de novas indústrias, para a geração de emprego e renda. O DI de Araxá foi instalado num terreno doado pela Prefeitura, com uma área de 1.512.778,22 m2 , nas proximidades do trevo Araxá – Uberlândia – Uberaba.

2. A implantação de novas instituições bancárias como a Agência do Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE), inaugurada em 24 de março de 1978.

3. A implantação de instituições para qualificar técnicos para o mercado de trabalho.

4. A agilização do processo para construção da sede de uma unidade do Serviço Social do Comércio (SESC-MG) em Araxá, para oportunizar espaço cultural e de lazer para os comerciários e suas famílias. Além da doação de um terreno para complementar a área que fora anteriormente doada, a Prefeitura viabilizou, em 21 de outubro de 1979, a assinatura do projeto.

5. O apoio e fomento às atividades da Associação Comercial e Industrial de Araxá (ACIA).

6. A doação, em 13 de setembro de 1982, de lotes a 14 instituições e sindicatos para construção de suas sedes, com doação de recursos para as obras, a título de incentivo. Entidades beneficiadas:
- Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Araxá – AREA.
- Ordem dos Advogados do Brasil – OAB /33ª Subseção Araxá.
- Sociedade de Medicina e Cirurgia.
- Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos Bancários.
- Associação dos Contabilistas.
- União dos Trabalhadores de Ensino – UTE.
- Sindicato Rural.
- Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários.
- Clube de Caça e Pesca.
- Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro e Similares.
- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração de Metais Básicos e de Minerais Metálicos e Não Metálicos de Araxá.
- Associação Brasileira de Odontologia – Subseção de Araxá.
- Sindicatos dos Empregados do Comércio de Araxá.
- Estado/MG – DER/5º Distrito Rodoviário.

7.O asfaltamento do Parque de Exposição Agropecuária, em abril de 1977, como suporte aos produtores rurais.

A Prefeitura também possibilitou o tráfego e a circulação de produtos, através da construção e manutenção de pontes, mata-burros e estradas vicinais. E com a implantação da Feira Livre, possibilitou a oferta de produtos básicos e de boa qualidade, com redução de custos e como alternativa de renda para os hortifrutigranjeiros e artesãos.

Ressalta-se, ainda, o fomento às atividades turísticas, tanto como ambientes de atração aos visitantes como fonte geradora de divisas e de absorção de mão-de-obra. Nesse sentido, a Administração Municipal, dentre outras iniciativas, construiu o Parque do Cristo, reformou a Igreja de São Sebastião, restaurou o Museu Dona Beja, ajardinou logradouros públicos e viabilizou a realização de eventos de grande porte na cidade, tais como: as Convenções Distritais do Lions Clube, no anos de 1976 e 1982; a Conferência Distrital do Rotary Clube, em 1976; a realização do Concurso Miss Minas Gerais (24ª edição). Ano 1978; e o Encontro de Primeiras Damas de Minas, nos anos de 1986 e 1987.

Registra-se também a implantação do Serviço Municipal de Emprego (SME), em 20 de outubro de 1987, beneficiou mais de 3.500 famílias.